Casos de violência entre alunos nas escolas de Ijuí vêm aumentando nos últimos tempos. Em entrevista à Rádio Progresso, o Coordenador do Conselho Tutelar do município, Gilmar de Paula, disse que apesar da recorrência ainda não ser significativa, o aumento no número de casos, preocupa. “Isso é algo que nos preocupa, sem dúvidas. Por enquanto estamos falando de casos pontuais, que são acompanhados pelo Conselho Tutelar, mas o aumento nestes casos, nos preocupa. As brigas registradas na última semana, são a ponta do iceberg“, disse.
Gilmar explica que o Conselho Tutelar, como órgão de proteção, atua com medidas preventivas e punitivas. “Primeiro averiguamos o que está acontecendo na família, localizamos o responsável legal, aplicamos medidas de advertência e encaminhamos para serviços disponíveis no município”, disse.
Para o coordenador, muitas vezes o jovem reproduz as situações vividas no contexto familiar. “Dentro das residências, nas famílias, existem conflitos e o adolescente acaba externando”. Problemas de indisciplina, como os registrados no horário de saída dos alunos, nas escolas Técnica 25 de Julho e Estadual de Ensino Médio São Geraldo, quando alunos brigaram, provocando lesões físicas entre si, podem ser denunciados ao Conselho Tutelar.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí