O município de Tunápolis registrou queda no índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti entre os levantamentos realizados em novembro de 2021 e março de 2022. Nas amostras, foi possível observar a diminuição do risco de contaminação por dengue, através da análise dos dados da coleta do terceiro mês de 2022.
A agente de endemias, Elaine Melz, ressalta que apesar de ainda haver pessoas testando positivo para dengue e outras aguardando resultados de exames, através do trabalho conjunto entre as autoridades de saúde e a população, foi possível diminuir a incidência do mosquito transmissor da doença na cidade. Dentre as ações, ela destaca a entrega de peixinhos para serem colocados nos reservatórios de água, evitando que o liquido ficasse parado servindo de local para o mosquito se reproduzir e a conscientização maior das pessoas na eliminação de recipientes com acúmulo de água.
A agente de endemias de Tunápolis chama atenção que os cuidados devem ser mantidos, pois com a chegada do frio, a tendência é que as pessoas pensem que o mosquito deixa de existir, quando na verdade ele pode se abrigar dentro das casas e depositar os ovos em locais como o reservatório de geladeiras e vasos sanitários em desuso. Ela lembra que os ovos podem sobreviver até um ano e meio no ambiente, fazendo com que haja o risco da situação voltar a se agravar no verão, caso ocorra o relaxamento dos cuidados de prevenção ao mosquito por parte da população durante o inverno.
Portal Peperi