A quarta-feira (26) de calor em boa parte do Rio Grande do Sul elevou as temperaturas para marcas acima de 30°C durante o dia. Em Teutônia, a 110 km da Capital, os termômetros marcaram 35,4°c. Em Porto Alegre, a máxima foi de 34°C. No fim da tarde, a chuva forte chegou acompanhada de granizo em alguns pontos da cidade.
No entanto, o “calorão” está com os dias contados. O cenário muda a partir de segunda (31), e o início de novembro será de frio intenso em todo o RS, inclusive com temperaturas negativas.
As altas temperaturas devem seguir até sábado (29), com termômetros marcando na casa de 30°C. No domingo de eleições (30), o tempo deve ficar abafado e com chuva. A meteorologista Cátia Valente explica que o fenômeno La Niña contribui com essa condição de “virada no tempo”.
“Em anos de La Niña, essa circulação permite que essas massas de ar polar entrem mais continentais e continuem entrando mesmo depois do final do inverno”, diz.
A frente fria traz ao estado uma massa de ar polar. Entre segunda e quarta (2), os termômetros podem marcar 2ºC nas regiões Central, Norte e Noroeste. Na Serra, a temperatura pode ficar abaixo de 0°C, indicam as projeções.
Fonte: G1